Por: Ascom
Fotos: Ivan de Paula
“Sempre tive o interesse em trabalhar com a dança de rua, pois sou dançarino, mas infelizmente em Campina Grande não existe cursos nesta área, quando fiquei sabendo desta oficina fiz minha inscrição rapidamente. Na oficina recebi a informação que o mercado está necessitando de profissionais nesta área, é mais uma oportunidade de trabalho surgindo, disse Renato Silva (19)”, morador do bairro do Cruzeiro.
São depoimentos como este que estimularam o Dj e Produtor Cultural Thiago Alcântara (Dj Joh 189) no desenvolvimento do Projeto Ação Hip Hop Campina, que está aconteceu no período de 22 a 27 de agosto em comunidades marginalizadas da cidade, oferecendo oficinas de Discotecagem, Desenho para Graffiti, Break Dance, Penteado Afro, Stencil Art e Rima.
As oficinas estão recebendo um acompanhamento pedagógico que consiste: Planejamento ,planos de aula e relatórios diário,estes entregues a equipe responsável.
“Todos os atendidos pelas oficinas receberam certificados, isso é uma forma de identificação para a própria sociedade perceba que o projeto é sério e busca novas perspectivas para a região”, disse Thiago Alcântara, proponente do projeto.
As oficinas
Penteado Afro, Rima e Discotecagem: Proximidades
Cada oficina possui suas particularidades, algumas com viés profissionalizante, como é o caso das oficinas de Penteado Afro, Rima e Discotecagem. Sabemos que Campina Grande é uma cidade repleta de intervenções culturais e artísticas, e todas estas necessitam de profissionais que cuidem da técnica e outros do entretenimento, por isso a oferta destas oficinas. Tudo isso faz parte da plataforma de Economia Criativa, uma das fortes ferramentas de geração de emprego e renda na atualidade.
Desenho para Graffiti, Break Dance e Stencil Art: Arte Urbana
Outro desafio do Projeto é apresentar a arte urbana como alternativas profissionais, pois os grafiteiros, em sua maioria, se tornam designer gráfico, artistas plásticos ou ganham a vida se dedicando ao grafite. Já dança, no Brasil, infelizmente é um mercado restrito a poucos profissionais, ou seja, se limitando as academias de dança, que não são muitas, formando pessoas que ocupam o reduzido espaço de trabalho.
O projeto Ação Hip Hop Campina, do proponente Thiago Alcântara (Dj Joh 189), é resultado do edital do Fundo de Incentivo a Cultura (FIC) do Governo do Estado da Paraíba.
0 comentários:
Postar um comentário