#5anosNH2C

De 22 à 27 de agosto em Campina Grande/PB. Ação Hip Hop Campina. Shows, Oficinas, Mostra de Graffiti e muito mais.

Festa movida a Hip Hop agita Campina Grande

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Por: Ascom
Fotos: Ivan de Paula

Aconteceu no dia 27 de agosto, no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), às margens do Açude Velho, o encerramento do Projeto Ação Hip Hop Campina, um dos maiores eventos de Hip Hop da Paraíba.

Para muitos que passaram pelo local, foi uma das estruturas e organizações mais bem realizadas nos últimos tempos. “Uma grande estrutura, som excelente e shows incríveis. Essa é uma das oportunidades das pessoas da nossa cidade olhar para o Hip Hop e perceber que ele é uma Cultura que movimenta e encanta”, destacou o rapper e morador do bairro do Pedregal, Ismael dos Santos (Rimael).

Diante de tais argumentos, descrever o que foi ver subir ao palco, a simplicidade de Mc Leo Thomas, a força e o carisma do ritmo do grupo Abiarap, o poder ritmático, poético e forte do rapper Atómico Mc e a clareza das palavras rimadas do Projeto NH2C, atravessando a mente e o coração do público significa que rap campinense está vivo.

O rapper Zé Brown de Recife deixou seu tempero pernambucano regrado a uma musicalidade onde o amor e a reflexão com os problemas sociais são a temática. O compositor trouxe a identidade local com seu estilo agressivo e poemático, estilo típico “Repente Rap Repente”.

O repente, abalou, mexeu, desestruturou a região da Borborema, ninguém conseguiu ficar parado. Sua proposta era alucinante sem pausa, sem fôlego e acima de tudo, envolvente. Ele é um dos principais artistas desse estilo musical.

No entanto, quem mais chamou a atenção foi a Mostra de Arte Urbana, na qual 12 grafiteiros locais produziram uma tela cada, com a orientação do curador Carlos Mosca, um diálogo com a paisagem urbana e a paisagem humana da cidade.

Com uma estrutura jamais vista nesta região, artistas simetricamente preparados o Projeto Ação Hip Hop Campina 2011, foi conciso, coerente e afinado com sua proposta da diversidade cultural.

Oficinas do Projeto Ação Hip Hop Campina

Região de Campina Grande respirou oportunidade com ferramentas da cultura Hip Hop

Por: Ascom
Fotos: Ivan de Paula

“Sempre tive o interesse em trabalhar com a dança de rua, pois sou dançarino, mas infelizmente em Campina Grande não existe cursos nesta área, quando fiquei sabendo desta oficina fiz minha inscrição rapidamente. Na oficina recebi a informação que o mercado está necessitando de profissionais nesta área, é mais uma oportunidade de trabalho surgindo, disse Renato Silva (19)”, morador do bairro do Cruzeiro.

São depoimentos como este que estimularam o Dj e Produtor Cultural Thiago Alcântara (Dj Joh 189) no desenvolvimento do Projeto Ação Hip Hop Campina, que está aconteceu no período de 22 a 27 de agosto em comunidades marginalizadas da cidade, oferecendo oficinas de Discotecagem, Desenho para Graffiti, Break Dance, Penteado Afro, Stencil Art e Rima.


As oficinas estão recebendo um acompanhamento pedagógico que consiste: Planejamento ,planos de aula e relatórios diário,estes entregues a equipe responsável.

“Todos os atendidos pelas oficinas receberam certificados, isso é uma forma de identificação para a própria sociedade perceba que o projeto é sério e busca novas perspectivas para a região”, disse Thiago Alcântara, proponente do projeto.

As oficinas

Penteado Afro, Rima e Discotecagem: Proximidades

Cada oficina possui suas particularidades, algumas com viés profissionalizante, como é o caso das oficinas de Penteado Afro, Rima e Discotecagem. Sabemos que Campina Grande é uma cidade repleta de intervenções culturais e artísticas, e todas estas necessitam de profissionais que cuidem da técnica e outros do entretenimento, por isso a oferta destas oficinas. Tudo isso faz parte da plataforma de Economia Criativa, uma das fortes ferramentas de geração de emprego e renda na atualidade.

Desenho para Graffiti, Break Dance e Stencil Art: Arte Urbana

Outro desafio do Projeto é apresentar a arte urbana como alternativas profissionais, pois os grafiteiros, em sua maioria, se tornam designer gráfico, artistas plásticos ou ganham a vida se dedicando ao grafite. Já dança, no Brasil, infelizmente é um mercado restrito a poucos profissionais, ou seja, se limitando as academias de dança, que não são muitas, formando pessoas que ocupam o reduzido espaço de trabalho.

O projeto Ação Hip Hop Campina, do proponente Thiago Alcântara (Dj Joh 189), é resultado do edital do Fundo de Incentivo a Cultura (FIC) do Governo do Estado da Paraíba.

Neste sábado show do rapper pernambucano Zé Brown em Campina Grande

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Rap com ritmos nordestinos

Neste sábado, dia 27 de agosto, às 20h, no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), às margens do Açude Velho, haverá o show “Repente Rap Repente”, projeto solo do rapper pernambucano Zé Brown da banda Faces do Subúrbio.

Zé Brown é um cantador do Recife que tem seu nome vinculado diretamente ao Rap e ao Repente, suas principais influências musicais são forró, coco de embolada, repente de violão rap nacional entre outros. Com essa miscelânea musical Zé Brown criou seu próprio estilo onde mescla rap com forró e embolada “toco junto com os monstros do coco, os cirandeiros, com os mestres do maracatu”, contou Zé Brown que começou a rimar em 1988, na ocasião misturando o rap com a embolada e usando uma lata de doce como pandeiro. Mais tarde junto do grupo Faces do Subúrbio trilhou um caminho que lhe rendeu notoriedade.

Além do Zé Brown, também subirão ao palco, Projeto NH2C (Campina Grande), Abiarap (João Pessoa), Mc Leo Thomas (João Pessoa) e Atômico Mc (João Pessoa). Haverá também o registro sonoro dos shows para geração de um CD com 02 faixas de cada grupo.

Os shows fazem parte do projeto Ação Hip Hop Campina, do proponente Thiago Alcântara (Dj Joh 189), que é resultado do edital do Fundo de Incentivo a Cultura (FIC) do Governo do Estado da Paraíba.

Mais informações pelo telefone (83)8875-2681 ou pelo blog www.5anosnh2c.blogspot.com.



Ação Hip Hop Campina 2011

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O projeto Ação Hip Hop Campina, do proponente Thiago Alcântara(Dj Joh 189), resultado do edital do Fundo de Incentivo a Cultura (FIC) do Governo do Estado da Paraíba, realizará no periodo de 22 a 27 de agosto, em Campina Grande, um conjunto de ações voltadas a cultura Hip Hop, que tomará duas frentes distintas de operação.

A primeira delas será a realização durante a semana de oficinas de penteado afro, break, discotecagem, desenho e stencil art em comunidades marginalizadas da cidade. A iniciativa de fazer as oficinas nesses locais é de descentralizar e levar para a periferia parte do evento.

A segunda será a realização de uma Mostra de Arte Urbana, na qual 12 grafiteiros locais produzirão uma tela cada, tendo para isso a orientação de um curador que organizará todos os processos de confecção até a exposição das peças, além de shows com Zé Brown (Recife), Projeto NH2C (Campina Grande), Abiarap (João Pessoa), Mc Leo Thomas (João Pessoa) e Atômico Mc (João Pessoa). E do registro sonoro dos shows para geração de um CD com 02 faixas de cada grupo que acontecerá no sábado (27), às 16 horas, no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA), às margens do Açude Velho.

O Objetivo do evento é promover um evento de cunho artístico-cultural, buscando difundir e utilizar a essência do movimento cultural do HIP HOP como ferramenta eficaz de inserção social por meio das veias artísticas e culturais nele presentes, as artes plásticas, a dança, poesia e música. Os elementos estarão reunidos de forma inovadora para o contexto do estado na formatação de um evento que irá agregar uma mostra de arte urbana, shows de música rap com bandas locais, performances de dança e poesia.